• White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • whatsapp-icon-branco_d200
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
  • TikTok

12 IDEIAS PARA MUDAR O JOGO EM SÃO PAULO

Até hoje, São Paulo, uma das 10 cidades mais ricas do mundo, não tem em seu legislativo uma comissão de ciência e tecnologia. Não à toa, aparecemos em 90º no ranking global de cidades inteligentes em 2019.  Isso explica uma série de problemas recorrentes na cidade, cujas soluções poderiam ter sido desenvolvidas através da Comissão, mas faltou vontade política - até o momento: vamos nós fazer.

cRIAR A COMISSÃO de ciência e tecnologia

Sabemos que o orçamento da cidade não permite um CTS em cada bairro - e por isso estendemos a proposta para uma plataforma móvel, o Perifatec, colocando o CTS sobre rodas e criando um laboratório itinerante pelas regiões que ainda não foram atendidas, já compreendendo a demanda por unidades fixas que virão no futuro e já capacitando jovens antes mesmo da implementação do CTS.

PERIFATEC -

CTS MÓVEL

Os CTS atuarão como hubs da indústria 4.0, capacitando tecnologicamente jovens e adultos nas novas tecnologias, criando uma mão-de-obra qualificada e permitindo ainda que essas ferramentas de ponta sejam usadas para desenvolver projetos, patentes e empresas.

QUALIFICAR OS JOVENS PARA O FUTURO

Os jogos digitais estão se desenvolvendo no mundo todo como mercado e esporte, porém são extremamente desiguais. É preciso um computador de última geração e uma boa conexão com a internet para pratica-los profissionalmente, tornando inviável para o jovem de periferia - por mais que se interessem muito por isso.

Precisamos identificar esses jovens talentos nas comunidades que não tem acesso a esse equipamento e conecta-los com empresas de tecnologia e times profissionais, onde poderão treinar e desenvolver suas habilidades, com a condição de manter presença e boas notas na escola, ao mesmo tempo que poderão escolher um curso técnico profissionalizante em alguma área da tecnologia que o interesse. 

Assim, esses jovens não vão só jogar: eles vão aprender a desenvolver o jogo, ingressando em um mercado que já movimenta quase 8 bilhões e meio de reais por ano no Brasil. Com isso, vamos diminuir a evasão escolar e capacitar a próxima geração, criando mais oportunidades de renda e fazendo com que o crime seja cada vez menos uma opção.

Mais que

um e-atleta

A adoção de novas tecnologias no SUS poderá aumentar sua capacidade de atendimento à população sem implicar em aumento de gastos.

A telemedicina, que ganhou popularidade durante a pandemia, poderá ser ampliada para atender a população sem a necessidade de deslocamento e filas nos hospitais.

Já o planejamento cirúrgico em impressão 3D poderá ser adotado como forma de diminuir tempos de cirurgia, deixando o paciente menos tempo sedado e aumentando ainda o número de cirurgias possíveis em um dia.

Mais tecnologia

no sus

Incentivar a pesquisa & desenvolvimento em empresas significa gerar mais empregos qualificados, além de produzir conhecimento nacional que movimentará a economia.

Incentivo fiscal

para P&D em empresas

O CTS, que significa Centro de Tecnologia Social, é um espaço que inclui tecnologias de última geração, participação da comunidade e projetos que visam a geração de renda através da democratização do acesso nas tecnologias da indústria 4.0.

O CTS poderá ser personalizado de acordo com as demandas e características locais: enquanto uma região terá impressoras 3D e kits de robótica, outra pode ter máquinas de costura, área de estamparia - sempre buscando criar um espaço equipado com instrumentos que a comunidade de fato usará para gerar renda para si mesma.

O CTS ainda capacitará a comunidade no manuseio daqueles instrumentos, de forma que se tornem profissionais qualificados para a indústria 4.0 e usem essas ferramentas para empreender ou mesmo melhorar seus negócios, através de cursos de capacitação e mentorias.

Ele também será um espaço aberto às escolas municipais, indo além do ensino tradicional, o que poderá diminuir a evasão escolar. Junte isso à capacitação e geração de renda, e temos uma saída da crise que vivemos em São Paulo.

CTS - CENTRO DE TECNOLOGIA SOCIAL

Não é apenas uma questão de inclusão digital, vai muito além disso: é criar os alicerces para tornar a cidade inteligente.

A situação hoje é crítica e explica a ausência de São Paulo nos principais rankings mundiais de Cidades Inteligentes: temos hoje apenas 300 pontos de WiFi livre. Já Seoul, com 40% do nosso território, tinha em 2015 mais de 10 mil pontos de acesso. Pois é.

Uma cidade amplamente conectada torna a implementação de qualquer nova tecnologia mais simples. Isso vai do acesso ao EAD na pandemia - que teria atenuado a calamidade na educação pública - à implementação de semáforos inteligentes e monitoramento em tempo real do trânsito, ambos conceitos de Internet Das Coisas que vão preparar a cidade para o futuro.

EXPANSÃO DO

WI-FI POPULAR

Os Centros de Tecnologia Social serão espaços de uso livre para a comunidade, que uma vez capacitadas naqueles equipamentos contarão com cursos e mentorias voltados a novos empreendedores.

Serão feitas ainda parcerias público-privadas com investidores de seed capital interessados em dar vida a ideias desenvolvidas lá, promovendo o empreendedorismo tecnológico.

Incentivo à criação de empresas em tec.

Incentivo ao desenvolvimento de tecnologias que auxiliem pessoas com deficiência, como próteses impressas em 3D - que podem ser feitas também para animais que sofreram alguma amputação.

Tecnologia assistiva para humanos e pets

Quantos alunos da rede pública, em momentos-chave do seu desenvolvimento cognitivo e educação, foram impedidos de assistir aulas por ausência de infraestrutura em casa que permitisse o acompanhamento remoto, como computadores, internet e às vezes até smartphones? O que aconteceu na rede pública e é uma calamidade e a falta de um projeto de retomada da prefeitura é preocupante. 

A educação não pode parar! Não podemos ficar na esperança de que uma vacina sairá em breve, precisamos de soluções para hoje! Se eleita, dedicarei boa parte das minhas emendas à retomada no ensino, para que haja capacitação EAD para os profissionais de educação; implementação de soluções tecnológicas para aulas práticas EAD; EPI's para aulas práticas; desinfecção eficaz e Testagem em massa.

Educação

pós-pandemia

Se eleita, contratarei um aplicativo que permita que você participe da minha gestão, para que juntos monitorar os problemas da cidade e criar políticas públicas baseadas em dados.

Essa iniciativa faz parte de um projeto amplo de cidades inteligentes, além de uma forma de aproximar a sociedade da política no dia a dia.

Aplicativo

cidadão

FIQUE POR DENTRO!

  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Youtube Branco
GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO

SERVIÇOS E CONSULTORIA

PARCERIAS COMERCIAIS

© 2020 por Thabata Ganga.